Por que o atendimento ao cliente é importante?

O que vem a sua mente quando falamos de atendimento ao cliente? Pode ser tirar uma dúvida, reclamar sobre um produto, receber um email de status da entrega e por aí vai.

A boa notícia é que tudo isso é atendimento ao cliente, mas o conceito vai além. Pois o atendimento ao consumidor é todo e qualquer contato com o seu consumidor antes, durante e depois da venda. Ou seja, o atendimento é primordial para o maior objetivo de todas as empresas: vender!

Desse modo, para te explicar por que o atendimento ao consumidor é importante, abaixo preparamos um artigo completo sobre o assunto! Continue lendo e descubra.

O que é atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente é toda e qualquer interação do cliente com a sua empresa. Seja desde uma resolução de dúvida, até o pós-venda. Ou seja, podemos definir o atendimento ao cliente como um suporte que a sua empresa oferece, a fim de proporcionar a melhor experiência para os consumidores.

E, o atendimento não visa apenas vender. Ele é o caminho para a venda, para a criação de um laço com aquele cliente e também uma forma de fidelizá-lo após a venda.

Vale lembrar também que atendimento é ouvir feedbacks, reclamações e principalmente resolver os problemas do cliente com o produto ou serviço adquirido de forma rápida e eficiente.

Qual a importância de ter um excelente atendimento ao cliente?

Como falamos acima, ter um excelente atendimento ao cliente é uma forma de estabelecer uma relação com o seu consumidor e isso tem benefícios para os dois.

Por exemplo, se sua empresa oferece um atendimento focado na experiência do seu cliente, consequentemente, aumentará suas vendas, seus clientes vão indicar seu negócio para familiares e amigos, eles vão ser fiéis a sua marca e você estará começando uma comunidade de consumidores que amam o seu negócio.

Agora para eles, é importante ter um excelente atendimento, pois eles sabem que são essenciais para sua empresa, a resolução de problemas e dúvidas são ágeis, os atendentes parecem que conhecem cada cliente e a empresa está sempre mandando cupons, promoções e ofertando produtos e serviços que são a cara deles.

Viu como é uma via de mão dupla! Atender bem seu cliente é uma estratégia de negócios que vai fazer sua empresa crescer, ser reconhecida e até mesmo surgir uma oportunidade de upsell.

Por outro lado, um atendimento ruim ao cliente pode comprometer a imagem da sua empresa, perder consumidores, não ganhar indicações orgânicas e ainda ter uma queda no faturamento.

A escolha é sua!

Quais canais podem ser utilizados para oferecer um bom atendimento ao cliente?

Bom, existem inúmeros canais de atendimento ao cliente. Desde uma ligação telefônica até uma mensagem no WhatsApp, por exemplo. E, não, sua empresa não precisa usar todos esses canais.

Pois, o primeiro passo para oferecer um bom atendimento começa em conhecer o consumidor. Fazendo isso, você terá acesso ao que ele gosta, como ele quer ser atendimento e em quais canais.

Por exemplo, se sua empresa é do setor financeiro, usar chamadas telefônicas, email, SMS e WhatsApp é uma forma de prestar um atendimento rápido e seguro.

Ou seja, faça um mapeamento de quem é o seu cliente e invista nos canais de atendimento que eles mais usam.

Abaixo separamos os principais canais de atendimento ao cliente:

  • Atendimento presencial;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Chat do site;
  • Redes sociais (Instagram, Telegram, TikTok e outros);
  • Chatbots;
  • WhatsApp;
  • Autoatendimento.

Quais os benefícios de um bom atendimento?

Agora que você sabe o quanto é importante oferecer um bom atendimento ao seu cliente, veja os benefícios e comece a fazer mudanças na sua empresa para alcançá-los.

Confira: um bom atendimento ao cliente…

  • cria um relacionamento verdadeiro do consumidor com a sua empresa;
  • aumenta o nível de satisfação do cliente após um contato;
  • aumenta a confiança na sua empresa, nos seus atendentes e nos seus produtos/serviços;
  • aumenta a taxa de retenção de clientes da empresa;
  • sua marca é bem vista no mercado;
  • sua empresa passa a conhecer cada vez mais o cliente;
  • sua empresa é vista como um negócio que acata e ouve a opinião dos clientes;
  • com um histórico de interações, é possível ofertar produtos de forma personalizada;
  • aprimorar os processos com base nos feedbacks recebidos;
  • vender mais;
  • presta um bom atendimento em todos os canais;
  • vai além das expectativas do cliente;
  • busca resolver os problemas de forma rápida e eficiente;
  • demonstra comprometimento com o cliente.

Ou seja, oferecer um bom atendimento é trazê-lo para o foco dos processos e tê-lo como prioridade em todas as ações.

Portanto, treine sua equipe, contrate ferramentas para otimizar o trabalho dos atendentes e faça pesquisas de satisfação para conhecer cada vez mais seu cliente.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e veja como cVortex pode ajudar sua empresa a oferecer um atendimento de qualidade.

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...