Upsell: aprenda como automatizar o pós-venda da sua empresa

Pensar em estratégias para melhorar o pós-venda da sua empresa é muito importante, pois é nessa fase que é possível aumentar os índices de satisfação do cliente e a retenção deles também.

O upsell é uma maneira de conseguir um maior engajamento e fidelização dos clientes. Pois, usando essa estratégia de vendas, sua empresa irá oferecer novos produtos, ou melhor, um upgrade personalizado para o cliente a fim de retê-lo, aumentar o ticket médio e ainda prolongar o relacionamento com ele.

Desse modo, se você quer saber o que é upsell, como funciona e como colocar essa estratégia em prática, no artigo abaixo iremos te explicar tudo. Boa leitura!

O que é upsell?

Upsell em tradução significa vender mais. Ou seja, é uma técnica de vendas onde sua empresa irá oferecer para um cliente que já comprou um produto/serviço, um upgrade do que ele já tem.

Por exemplo, você contrata um serviço de músicas e está satisfeito com o produto. Meses após sua assinatura, a empresa entra em contato contigo e oferece um upgrade na sua conta: ao invés de 1 usuário, pagando 20% a mais do valor da sua assinatura, você terá acesso liberado para mais 5 usuários.

Ou seja, a empresa está fazendo upsell e quando essa técnica é pensada estrategicamente e oferece vantagem para o cliente, as chances dele fechar essa nova oferta são bem altas.

Dessa forma, o upsell é uma forma de melhorar a satisfação do cliente com uma nova venda que acrescente algo à experiência particular dele.

Quais os benefícios de fazer upsell?

Um upsell bem feito garante benefícios para sua empresa, como:

  • aumento nas vendas;
  • aumento da receita;
  • menor taxa de churn;
  • diminuição dos custos, pois reter clientes é mais lucrativos do que procurar novos;
  • clientes mais fidelizados;
  • uso mais otimizado do tempo da equipe;
  • melhor experiência de compras.

Ou seja, fazer upselling é uma forma de prolongar o relacionamento com o cliente, mostrando a ele que sua empresa se importa e vai estar sempre ali quando ele precisar.

Mas, vale lembrar que, para uma estratégia de upsell dar certo é preciso mapear a jornada do cliente e a partir desses dados, traçar o timing perfeito e a ação ideal para abordar o cliente no momento exato.

Como fazer upsell?

Para colocar essa estratégia de vendas em prática é preciso se atentar a dois fatores: criar uma abordagem construtiva e respeitosa para com os clientes e contar com a ajuda de um suporte de dados dos clientes para orientar as ações.

Pois, como falamos acima, saber a hora certa de oferecer o upsell é muito importante para o sucesso da tentativa. E, para fazer isso da forma correta é preciso conhecer muito bem o cliente e ter um histórico dos atendimentos dele.

Ou seja, se sua empresa não pode contar com esses dois fatores importantes, é melhor nem fazer uma ação de upselling, pois o cliente não verá valor e nem necessidade da oferta.

Por isso, é recomendado contar com a ajuda de um CRM, ou melhor um CRM CEC, ou CRM de engajamento, pois tanto o upsell quanto outras ações terão um histórico do cliente, atendimento automatizado, demandas organizadas e assim, fica fácil abordar o cliente da forma que ele espera e vê valor.

Qual ferramenta usar para fazer upselling?

Bom, para ter sucesso nas ações de upselling é preciso:

Ter o cliente no centro das interações: ou seja, implementar CX na sua empresa. Assim, fica mais fácil acessar e compartilhar todo o histórico do cliente e possibilitar um atendimento contínuo e personalizado.
Fluxos flexíveis de atendimento ao cliente: tudo deve ser feito de acordo com as necessidades do negócio sem complexidade.
Uma plataforma omnichannel: para integrar todos os canais com facilidade à plataforma, gerenciando tudo em um só lugar.

Sabe quem oferece esse serviço e muito mais? cVortex!

Com a nossa solução, é possível desenvolver estratégias de customer experience, pós-venda, utilizar do atendimento omnichannel para atender seu cliente em vários canais usando uma única tela e também levamos agilidade para sua equipe.

Somos um CRM voltado para o atendimento e engajamento dos clientes que vai te ajudar a melhorar (e muito) a sua experiência do cliente!

Além disso, com cVortex é possível ter:

Todo o histórico do seu cliente em um só lugar;
Experiência única em qualquer canal de atendimento;
Integrações facilitadas para garantir melhor experiência ao cliente;
Otimizar a produtividade do seu time com distribuição inteligente;
Desenvolver estratégias de pós-venda como o upsell de forma fácil e intuitiva.

Clique aqui e saiba mais sobre essa solução que vai transformar o atendimento da sua empresa!

Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no Instagram e veja mais dicas como essas.

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...