Transformação das telecomunicações e relacionamento com o cliente na era do WhatsApp

Você sabia que o atendimento ao cliente via WhatsApp cresceu 118% nos últimos 2 anos? No artigo de hoje iremos mostrar o porquê esse App passou a ser um dos mais usados nas estratégias de atendimento das empresas, e como você pode implementá-lo no seu negócio.  

 

Certamente você já deve ter se deparado com essa seguinte afirmação: “o comportamento do consumidor mudou”. E apesar de ser bastante repetitiva, devemos assumi-la como a mais pura verdade.

Falando especificamente do setor de atendimento ao cliente, a forma como as pessoas escolhem ser atendidas, também sofreu várias alterações ao longo da história. Se fizermos um recorte recente, os consumidores tiveram bastante dificuldade no início da pandemia devido à falta de pessoal nos SACs de todo o Brasil, uma vez que os funcionários não conseguiam chegar até as empresas, e isso fazia o tempo médio de resposta do atendimento aumentar. 

Diante desse contexto, empresas do mundo todo se viram forçadas a adotar novas estratégias para atender melhor o seu consumidor, e comunicações via chat, por exemplo, ganharam bastante relevância nesse cenário. 

O que ilustra esse fato é a pesquisa que mostra que o atendimento ao cliente via WhatsApp, aumentou 118% durante a pandemia, e é sobre essa rede social utilizada pelo setor de atendimento como uma ferramenta que iremos falar agora.

 

Como surgiu o atendimento ao cliente no WhatsApp?

Fundado ainda em 2009, o WhatsApp foi criado com o intuito de ser um concorrente direto para as mensagens de SMS. Desde o início, o seu objetivo era o de otimizar as relações, fazendo com que as pessoas do mundo todo pudessem se comunicar de maneira mais rápida e fácil. E a ideia deu super certo, afinal, hoje o App conta com mais de 2 bilhões de pessoas usuárias e está presente em 180 países, com mais de 60 idiomas diferentes.

No Brasil, mais de 120 milhões de pessoas possuem o WhatsApp e 98% delas o utilizam diariamente. Além disso, o relacionamento com o cliente via WhatsApp cresceu 500% durante a pandemia. Ao considerar todos esses dados, fica claro que apostar no ”Zap” como ferramenta de atendimento é uma ótima estratégia para se relacionar com o cliente. Mas se ainda não está totalmente convencido(a) trouxemos algumas vantagens dessa rede social como ferramenta de atendimento, confira:

 

Plataforma Acessível

Como já falamos anteriormente, só no Brasil, o WhatsApp é utilizado por mais de 120 milhões de pessoas, isso significa que mais da metade da população brasileira usa o aplicativo, o que o torna bastante acessível. Sabemos que o princípio básico do atendimento ao cliente é estar onde o seu consumidor está, ou seja, se o seu público está no whats, a sua empresa também deverá estar. A acessibilidade que a rede social oferece também é fator bem importante, pois ela possibilita o envio de imagens, mensagens de texto, áudio e também ligações por voz e vídeo. 

 

Otimização do atendimento

O WhatsApp nos permite oferecer agilidade no atendimento do cliente, uma vez que você poderá integrar um chatbot que irá sanar as dúvidas mais frequentes do consumidor, restando somente as mais complexas para que seu time de atendimento resolva. Isso oferece mais rapidez na solução de eventuais problemas, e também contribui para maximizar a produtividade da sua equipe.

 

Atendimento a qualquer hora

É comum que as pessoas solicitem algum tipo de ajuda fora do horário comercial, ao conseguir integrar o WhatsApp com um chatbot, você também poderá atender essas pessoas a qualquer momento, não importando o dia nem horário que elas entrarem em contato. Vale ressaltar, que para que a rede seja atrativa para os seus clientes você precisa realizar um atendimento de qualidade.

 

cVortex ajuda você a implementar um atendimento via WhatsApp na sua empresa

Mesmo com a importância dos canais humanizados, os autoatendimentos e atendimentos automatizados, como FAQs interativas e chatbots, estão ganhando cada vez mais força. Afinal, essa é uma forma de estar à disposição do consumidor 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entretanto, mais importante que oferecer vários canais de atendimento, é garantir que eles funcionem de maneira unificada com uma estratégia omnichannel, e é aí que o cVortex faz toda a diferença

 

cVortex, é uma plataforma de atendimento omnichannel, que ajuda na integração do WhatsApp com o seu time de relacionamento. Somos um CRM intuitivo e de fácil utilização, afinal, não exigimos nenhum desenvolvedor para implantar o nosso sistema. A nossa plataforma fará todo o processo de gestão de relacionamento que você terá com o consumidor, onde poderá integrar a ela com extrema facilidade, todos os seus canais de atendimento, como: Whatsapp, telefone, chat, e e-mail, gerenciando tudo em um só lugar. 

Então, que tal solicitar uma demonstração da nossa plataforma? 

 

O propósito cVortex é fazer com que a interação de pessoas e negócios seja viabilizada da forma mais simples e saudável, de maneira que formas anteriores, não aderentes, jamais sejam iguais. Ou seja, nós estamos preparados para revolucionar o atendimento da sua empresa!

 

Quer saber mais sobre nosso CRM? Clique aqui e descubra mais benefícios cVortex para o seu negócio.

 

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...