O que é awareness e como essa estratégia ajuda a fidelizar clientes?

Awareness ou brand awareness, em português signifca, reconhecimento de marca, e é uma métrica que mostra o quanto uma empresa é reconhecida no mercado. Em outras palavras, qual a consciência de marca do público no seu segmento de atuação.

Dessa forma, essa métrica é muito importante quando falamos de atendimento ao cliente e reconhecimento da marca. 

Além disso, consumidores que têm boas experiências costumam indicar para amigos e familiares, o famoso boca a boca que gera mais vendas e notoriedade de marca para o seu negócio.

Pensando nisso, abaixo preparamos um conteúdo exclusivo sobre o que é awareness e como essa estratégia pode ajudar sua empresa a fidelizar mais clientes. Continue a leitura e confira! 

O que é awareness?

A concorrência de mercado é algo que as empresas sempre tem que estar atentas, pois para conseguir clientes, seu espaço no mercado e a atenção de novos consumidores é necessário aparecer.

Até porque, quem não é visto, não é lembrado. Por isso, usar a estratégia de awareness é importante. Pois, é ela quem irá disseminar sua empresa e ajudar na criação do reconhecimento de marca, com o objetivo de que consumidores reconheçam e se lembram da sua empresa.

Ou seja, quanto maior o reconhecimento da sua marca, mais o público fica familiarizado com seu produto, sua identidade visual, seu logo, mensagens e atendimento.

Desse modo, o awareness é a métrica que irá mostrar o quanto sua empresa é conhecida e também te alertar quando você precisa investir nessa estratégia para conquistar mais clientes.

Entretanto, essa métrica não é tão fácil de mensurar, pois estamos falando da notoriedade da marca, ou melhor, como o público percebe a identidade do seu negócio diante dos concorrentes e do mercado como um todo.

Desse modo, uma das maneiras de metrificar o awareness é usando essa estratégia na fidelização de clientes e é isso que vamos te mostrar abaixo. Confira! 

Como o awareness ajuda a fidelizar clientes? 

Agora que você já sabe o que é termo e como ele funciona, separamos 6 principais dicas de como fidelizar clientes usando o brand awareness.

1. Invista em marketing digital

Para fazer uma estratégia de conscientização de marca é preciso, não apenas investir no marketing tradicional, mas também no marketing digital. Pois, nesses casos, eles andam de mãos dadas.  

Isso porque, com o marketing digital é possível alcançar várias pessoas de localidades diferentes e até mesmo pontos em comuns com seus clientes. Dessa forma, é possível fazer sua empresa ser vista por diversas pessoas que podem ser seus futuros clientes.

Assim, por meio do uso de mídia paga e a criação de anúncios digitais, por exemplo, você ganha condições de chegar até o seu potencial cliente. Desse modo, é  importante criar uma persona (pessoa semi fictícia que representa seu possível cliente) e usar do recurso de segmentação de público das plataformas de anúncios para encontrar essas pessoas e veicular sua campanha para elas.

2 – Dê atenção para o atendimento nas redes sociais

No Brasil, as redes sociais são as plataformas mais acessadas. Isso quer dizer que sua empresa deve ter um atendimento ao cliente ali também para manter um diálogo com o seu público.

Por exemplo, tem pessoas que gostam de atendimento via WhatsApp, gostam de interagir pelo Instagram e mandam dúvidas pelo Tik Tok. Ou seja, é preciso aproveitar esses espaços para nutrir, engajar e fidelizar clientes.

Além disso, é imprescindível não deixar ninguém sem resposta e treinar seus atendentes para repassarem as mensagens da mesma forma dos outros canais, para não ter diferenciação e nem estranhamento do público.  

Lembrando que, uma plataforma de atendimento omnichannel, como cVortex é a opção certa para esses casos, pois com a nossa ferramenta, seu atendente consegue atender ligações e também responder clientes nas redes sociais.

3 – Aposte em programa de indicação

Lembra que acima falamos que o marketing tradicional anda junto com o digital, pois bem, apostar em um programa de indicação online ou físico é uma boa estratégia para alavancar o reconhecimento da sua marca.

Pois, consumidores satisfeitos tendem a indicar produtos/serviços, e com programa de indicação, fica bem mais fácil criar essa rede de reconhecimento da sua marca, através das indicações.

Além disso, o famoso boca a boca é extremamente importante para o sucesso da estratégia de awareness.

4 – Patrocínio em eventos

Outra forma de ser visto e lembrado pelo seu público é patrocinando eventos e projetos que seus clientes e possíveis clientes frequentam. Dessa forma, tendo seu stand fica mais fácil das pessoas terem acesso a sua marca e conhecer seu trabalho. 

Além disso, as pessoas presentes nesses eventos conseguem relacionar ou se lembrar mais facilmente, visto que um conhecimento prévio é agregado na mente daquele consumidor.

5 – SEO

Sigla para search engine optimization, ou SEO, é o nome dado para a otimização de palavras-chaves nos mecanismos de busca. Isso quer dizer que, quando as pessoas procurarem por algum produto que sua empresa oferece, no Google, por exemplo, usando estratégias de SEO, sua empresa pode aparecer nas primeiras opções.

E isso é muito bom para o reconhecimento de marca, pois usar as técnicas de SEO é uma forma de facilitar que seus consumidores encontrem sua empresa no meio digital.

Por isso, é importante investir em SEO no site, no blog e nas páginas de vendas da sua empresa. Até porque, marcas bem posicionadas têm mais chances de fechar mais negócios e serem mais reconhecidas como autoridades no mercado.

6 – Comece a monitorar suas vendas 

Começou a fazer ações de awareness, então comece a monitorar suas vendas e ofereça a melhor experiência para esse novo cliente. Pois, com o aumento de reconhecimento da marca por parte dos consumidores, a tendência é de que as vendas aumentem também e sua equipe de atendimento deve estar a postos.

Desse modo, uma maneira de acompanhar esses resultados é contratando um CRM de atendimento que oferece, não só ferramentas para otimizar a experiência do cliente, como também cria todo um histórico para continuar a estratégia de fidelização.

Sabe quem oferece esse serviço e muito mais? cVortex! Com a nossa solução, é possível desenvolver estratégias de customer experience, pós-venda, utilizar do atendimento omnichannel para atender seu cliente em vários canais usando uma única tela e também levamos agilidade para sua equipe.

Somos um CRM voltado para o atendimento e engajamento dos clientes que vai te ajudar a melhorar (e muito) a fidelização e métrica de awareness da sua empresa!

Além disso, com cVortex é possível ter:

  • Todo o histórico do seu cliente em um só lugar;
  • Experiência única em qualquer canal de atendimento;
  • Integrações facilitadas para garantir melhor experiência ao cliente;
  • Otimizar a produtividade do seu time com distribuição inteligente;
  • Desenvolver estratégias de pós-venda como o upsell de forma fácil e intuitiva.

 

Clique aqui e saiba mais sobre essa solução que vai transformar o atendimento da sua empresa!

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...