Nova NR 17: Veja novas regras e como o cVortex CRM pode ajudar sua empresa 

As Normas Regulamentadoras (NR17) tratam-se de um grupo de diretrizes legais que abordam políticas de saúde e segurança do trabalho das empresas. Criadas pelo Governo Federal, elas buscam reduzir a exposição dos colaboradores a riscos ergonômicos. 

 

A pauta de saúde e segurança do trabalho nunca esteve tão em alta entre os debates nas empresas quanto agora, isso porque, além de uma série de relatos de instituições que não se preocupam com a integridade dos seus colaboradores vieram a tona, acarretando sérios danos à saúde dessas pessoas, como a Síndrome de Burnout, por exemplo, o governo federal vem aos longo desses últimos anos implementando reajustes nas normas, com o objetivo de reduzir a exposição dos colaboradores a riscos ergonômicos. 

Neste artigo o cVortex CRM  te ajudará a entender melhor as normas regulamentadoras e também a garantir que você mantenha a sua empresa dentro do que é exigido pela legislação e mais importante que isso, preserve a saúde e a segurança da sua equipe.

Novas Normas Regulamentadoras (NR 17)

 

As Normas Regulamentadoras (NR17) tratam-se de um grupo de diretrizes legais que abordam políticas de saúde e segurança do trabalho das empresas. Nos últimos anos, o Governo Federal está implementando diversas mudanças e ajustes em cada uma dessas normas com o intuito de reduzir e até mesmo acabar com os riscos ergonômicos que os funcionários da empresa são expostos. 

 

Ergonomia

O termo “ergonomia” foi criado a partir da somatória de duas palavras do grego: ergon (trabalho) e nomos (normas). A ergonomia no trabalho estuda e desenvolve normativas, cujo objetivo é proporcionar aos funcionários um ambiente compatível com as suas necessidades físicas, emocionais e mentais.

Para isso, é preciso que os pesquisadores da área entendam o perfil dos funcionários das empresas e as condições de trabalho que eles estão inseridos. Os ergonomistas afirmam que essa pesquisa deve ser feita de maneira personalizada, pois cada empresa possui suas especificidades.

 

Confira o que mudou com a nova NR 17

– Inclusão da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP)

A NR 17 traz, como uma das suas primeiras atualizações, a necessidade de realização da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP). Essa avaliação faz parte de uma série de medidas relacionadas à prevenção de adoecimentos no trabalho, buscando identificar se a situação ergonômica da empresa é adequada à atividade dos colaboradores.

– Mudanças em relação à Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Outra mudança na NR 17 atualizada é a Análise Ergonômica do Trabalho e situações nas quais ela deve ser realizada. Essa já era uma exigência para as empresas, porém, na nova NR 17, ela é colocada como um instrumento que deve ser utilizado para estudar determinada situação a fundo, o que não acontecia anteriormente.

Dessa forma, a AET deve ser realizada em algumas situações específicas, como quando forem identificadas inadequações ou quando for indicada pelo PCMSO ou PGR.

 – Preferência para a alternância entre trabalho sentado e em pé

Outra mudança significativa na NR 17 atualizada é em relação ao tipo de trabalho que deve ser priorizado dentro das empresas. Isso porque na NR 17 que estava em vigência até janeiro de 2022 a indicação era de que, sempre que possível, as empresas adaptarem a situação do trabalho para o trabalho sentado, dando preferência a essa posição.

 Porém, na nova NR 17, a alternância é privilegiada. Dessa forma, a empresa deve dar preferência à organização do trabalho que possibilite a alternância entre trabalho sentado e em pé.

 

Com cVortex CRM você consegue controlar a quantidade de demandas destinadas a sua equipe de atendimento

 

A NR17 determina as pausas para descanso e o intervalo para refeição. Dentro do Workflow do cVortex, é possível personalizar o status do agente conforme regra da empresa e também como cumprimento da NR17. 

Além disso, é possível realizar uma distribuição inteligente pelo cVortex CRM. Com a nossa plataforma, você utiliza estratégias nativas ou personalizadas conforme a necessidade do seu negócio, por meio da unificação inteligente de interações e histórico do cliente para garantir a produtividade de atendimento.

Assim, você evita que os seus colaboradores excedam a carga máxima de trabalho, delimitando a quantidade de atendimentos que eles farão no dia. Isso faz com que a sua empresa não infrinja nenhuma lei da NR 17 e também garanta a saúde e o bem-estar do funcionário.

 

Solicite sua demonstração 

 

cVortex CRM é uma solução completa  que possui um conjunto de funcionalidades e configurações que permitem sua personalização para cada necessidade.

Com a gente é possível desenvolver, automatizar e gerir as demandas de atendimento, criar estratégias de customer experience, pós-venda, utilizar do atendimento omnichannel para atender seu cliente em vários canais usando uma única tela e também levamos agilidade para sua equipe.

Somos um CRM CEC voltado para o atendimento e engajamento dos clientes, que te ajuda a otimizar a produtividade da sua equipe!

 

Clique aqui e solicite agora uma demonstração dos nossos serviços.

 

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...