As Normas Regulamentadoras (NR17) tratam-se de um grupo de diretrizes legais que abordam políticas de saúde e segurança do trabalho das empresas. Criadas pelo Governo Federal, elas buscam reduzir a exposição dos colaboradores a riscos ergonômicos.
A pauta de saúde e segurança do trabalho nunca esteve tão em alta entre os debates nas empresas quanto agora, isso porque, além de uma série de relatos de instituições que não se preocupam com a integridade dos seus colaboradores vieram a tona, acarretando sérios danos à saúde dessas pessoas, como a Síndrome de Burnout, por exemplo, o governo federal vem aos longo desses últimos anos implementando reajustes nas normas, com o objetivo de reduzir a exposição dos colaboradores a riscos ergonômicos.
Neste artigo o cVortex CRM te ajudará a entender melhor as normas regulamentadoras e também a garantir que você mantenha a sua empresa dentro do que é exigido pela legislação e mais importante que isso, preserve a saúde e a segurança da sua equipe.
Novas Normas Regulamentadoras (NR 17)
As Normas Regulamentadoras (NR17) tratam-se de um grupo de diretrizes legais que abordam políticas de saúde e segurança do trabalho das empresas. Nos últimos anos, o Governo Federal está implementando diversas mudanças e ajustes em cada uma dessas normas com o intuito de reduzir e até mesmo acabar com os riscos ergonômicos que os funcionários da empresa são expostos.
Ergonomia
O termo “ergonomia” foi criado a partir da somatória de duas palavras do grego: ergon (trabalho) e nomos (normas). A ergonomia no trabalho estuda e desenvolve normativas, cujo objetivo é proporcionar aos funcionários um ambiente compatível com as suas necessidades físicas, emocionais e mentais.
Para isso, é preciso que os pesquisadores da área entendam o perfil dos funcionários das empresas e as condições de trabalho que eles estão inseridos. Os ergonomistas afirmam que essa pesquisa deve ser feita de maneira personalizada, pois cada empresa possui suas especificidades.
Confira o que mudou com a nova NR 17
– Inclusão da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP)
A NR 17 traz, como uma das suas primeiras atualizações, a necessidade de realização da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP). Essa avaliação faz parte de uma série de medidas relacionadas à prevenção de adoecimentos no trabalho, buscando identificar se a situação ergonômica da empresa é adequada à atividade dos colaboradores.
– Mudanças em relação à Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
Outra mudança na NR 17 atualizada é a Análise Ergonômica do Trabalho e situações nas quais ela deve ser realizada. Essa já era uma exigência para as empresas, porém, na nova NR 17, ela é colocada como um instrumento que deve ser utilizado para estudar determinada situação a fundo, o que não acontecia anteriormente.
Dessa forma, a AET deve ser realizada em algumas situações específicas, como quando forem identificadas inadequações ou quando for indicada pelo PCMSO ou PGR.
– Preferência para a alternância entre trabalho sentado e em pé
Outra mudança significativa na NR 17 atualizada é em relação ao tipo de trabalho que deve ser priorizado dentro das empresas. Isso porque na NR 17 que estava em vigência até janeiro de 2022 a indicação era de que, sempre que possível, as empresas adaptarem a situação do trabalho para o trabalho sentado, dando preferência a essa posição.
Porém, na nova NR 17, a alternância é privilegiada. Dessa forma, a empresa deve dar preferência à organização do trabalho que possibilite a alternância entre trabalho sentado e em pé.
Com cVortex CRM você consegue controlar a quantidade de demandas destinadas a sua equipe de atendimento
A NR17 determina as pausas para descanso e o intervalo para refeição. Dentro do Workflow do cVortex, é possível personalizar o status do agente conforme regra da empresa e também como cumprimento da NR17.
Além disso, é possível realizar uma distribuição inteligente pelo cVortex CRM. Com a nossa plataforma, você utiliza estratégias nativas ou personalizadas conforme a necessidade do seu negócio, por meio da unificação inteligente de interações e histórico do cliente para garantir a produtividade de atendimento.
Assim, você evita que os seus colaboradores excedam a carga máxima de trabalho, delimitando a quantidade de atendimentos que eles farão no dia. Isso faz com que a sua empresa não infrinja nenhuma lei da NR 17 e também garanta a saúde e o bem-estar do funcionário.
cVortex CRM é uma solução completa que possui um conjunto de funcionalidades e configurações que permitem sua personalização para cada necessidade.
Com a gente é possível desenvolver, automatizar e gerir as demandas de atendimento, criar estratégias de customer experience, pós-venda, utilizar do atendimento omnichannel para atender seu cliente em vários canais usando uma única tela e também levamos agilidade para sua equipe.
Somos um CRM CEC voltado para o atendimento e engajamento dos clientes, que te ajuda a otimizar a produtividade da sua equipe!
Clique aqui e solicite agora uma demonstração dos nossos serviços.