Como implementar uma estratégia omnichannel na minha fintech?

As empresas do setor financeiro, como as fintechs, por lidarem diretamente com o público, devem sempre ter como missão colocar o cliente no centro. Pois, além de lidar com dinheiro, item de valor para a sociedade como um todo, é obrigação das empresas darem suporte para fazer transações e informações de processos de uso das suas plataformas.

Pensando nisso, implementar uma estratégia omnichannel é o caminho para melhorar a experiência do cliente e dar todo esse apoio e confiança para os clientes mais novos e mais antigos da sua base.

Desse modo, para te ajudar a oferecer esse atendimento integrado, abaixo separamos as principais dicas de como implementar um atendimento omnichannel na sua fintech. Confira!

O que é omnichannel?

Muito se fala sobre omnichannel, mas o que poucos sabem é que essa estratégia é muito mais do que oferecer diferentes canais para que o público possa falar com a sua fintech.

Isso quer dizer que, uma estratégia omnichannel é um modelo de atendimento que busca promover a integração entre os diferentes canais e assim, seus clientes podem transitar por eles, sejam online ou offline sem interrupções e sem precisar repetir informações ou procedimentos.

Por exemplo, seu cliente pode solicitar a 2ª via de um boleto pelo telefone, receber o documento pelo WhatsApp e realizar o pagamento na loja física.

Dessa maneira, eles podem escolher o melhor canal para se relacionar com a sua empresa e assim, a fidelização e os níveis de satisfação são altos.

Como implementar uma estratégia omnichannel na sua fintech?

Como você pode perceber, para uma estratégia omnichannel dar certo é necessário pesquisas, ter foco total no cliente e conhecer seus gostos e desejos. Ou seja, é um processo a longo prazo de testes com acertos, erros e análise de dados.

Pensando nisso, abaixo separamos as principais dicas para você implementar uma estratégia omnichannel na sua empresa. Confira! 

1 – Conheça muito bem seu cliente

O primeiro passo para construir sua estratégia omnichannel é conhecer seu cliente. Por exemplo: como ele gosta de ser abordado? Por qual canal ele gosta de ser atendido? Onde ele se sente mais seguro para fazer suas transações financeiras e por aí vai.

Dessa forma, é necessário coletar dados dos seus clientes, seja analisando o histórico através de um dashboard inteligente, atualizando cadastros ou fazendo pesquisas de NPS

Assim, com esses dados é possível traçar perfis de clientes e começar a desenhar sua estratégia omnichannel. 

2 – Descubra em quais canais seu público gosta de ser atendido

Ser omnichannel é estar em todos os canais de atendimento que seu público deseja ser atendido. Pois, essa ação melhora a experiência dos clientes e cria um relacionamento com eles.

Nesse sentido, é necessário integrar todos os canais e oferecer o mesmo tipo de mensagem em cada um, seja na loja física ou online, por exemplo.

E como descobrir os canais que sua empresa deve estar presente? Com as pesquisas da dica 1. Sim! Tendo os dados em mãos fica mais fácil mapear esses canais e ter presença neles.  

3 – Utilize as ferramentas adequadas para integrar seu atendimento

Para oferecer um atendimento omnichannel é imprescindível que todos os canais que a sua empresa utiliza estejam integrados, pois só assim é possível oferecer uma experiência omnichannel e completa.

Dessa forma, para fazer essa integração é necessário investir em ferramentas, como um CRM de atendimento e engajamento como cVortex. Pois, com esse tipo de solução, seus atendentes conseguem perpassar por todos os canais em uma única tela.

Por exemplo, se um cliente solicita suporte pelo WhatsApp e o atendente necessita fazer uma ligação para dar mais detalhes e explicações, ele pode fazer isso dentro do cVortex, sem precisar mudar de tela.

Além disso, com cVortex é possível salvar todos os dados dos atendimentos e gerar um histórico completo para análise posterior. 

Clique e saiba mais sobre nossa solução que vai te ajudar a melhorar (e muito) a sua experiência do cliente!

4 – Monitore os canais de atendimento individualmente

Para saber se sua estratégia omnichannel está dando resultados é necessário monitorar os canais de atendimento individualmente. Pois, além de poder avaliar os atendimentos da sua equipe para melhorar cada vez mais as abordagens é possível levantar mais dados para resolver gargalos nas operações.

Dessa forma é necessário contar com a ajuda de uma ferramenta, como te mostramos na dica 3 e assim, fazer as devidas análises necessárias. 

5 – Mantenha as informações alinhadas

Outra dica para manter os canais de atendimento alinhados, seja online ou offline é manter o mesmo discurso para que o usuário não se depare e perceba lacunas durante o atendimento.

Pois, a ideia do omnichannel é fazer essa integração ser linear e sem apresentar problemas para os clientes. Dessa forma, todo atendimento da sua fintech deve ser o mesmo e suas equipes treinadas para seguir os roteiros e processos de atendimento. 

6 – Crie estratégias de pós-atendimento

No caso das fintechs, pode-se criar estratégias de pós-venda e de pós-atendimento, pois como o suporte é bastante acionado, ter esse insight é importante.

Até porque, esse atendimento pós é vital para que a boa experiência se mantenha mesmo após o cliente ter resolvido seu problema e isso melhora a taxa de retenção, pois os consumidores se sentem importantes para sua empresa.

Nesse sentido, o omnichannel é capaz de amplificar a efetividade e qualidade do pós-vendas de maneira significativa. Pois, a disponibilidade de vários canais auxilia o acompanhamento da resolução e fica mais fácil também elencar um período de carência para que os atendentes façam o pós-venda no tempo certo da maneira certa.

Além disso, com uma estratégia omnichannel fica mais fácil de fornecer um atendimento personalizado aos clientes, pois o histórico estará disponível para sua equipe estudar o caso e oferecer esse atendimento mais humanizado. 

Portanto, o omnichannel é uma estratégia imprescindível para se destacar no mercado e fidelizar clientes. Desse modo, se a sua fintech ainda não conta com esse tipo de atendimento, clique aqui e agende uma demonstração cVortex.

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...