Cliente oculto: por que essa estratégia é importante para a experiência do cliente?

Cliente oculto é uma técnica utilizada para avaliar a experiência do cliente de forma discreta, sem que a equipe de atendimento saiba que está sendo avaliada.

Nos dias de hoje, a satisfação do cliente é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio. É por isso que muitas empresas estão sempre em busca de maneiras de entender como os seus clientes percebem a experiência que eles têm com a marca. É aqui que entra a estratégia de cliente oculto.

Mas o que é o cliente oculto? Em resumo, é uma técnica utilizada para avaliar a experiência do cliente de forma discreta, sem que a equipe de atendimento saiba que está sendo avaliada. Isso permite que a empresa identifique pontos fortes e fracos no atendimento e tome medidas para melhorar a sua experiência.

Neste blog, vamos explorar a estratégia do cliente oculto e discutir como ela pode ajudar a sua empresa a melhorar a satisfação do cliente e, consequentemente, aumentar o sucesso da sua marca. Vamos analisar os diferentes tipos de clientes ocultos, a importância de coletar dados dos clientes e como integrar esses dados à sua estratégia de atendimento ao cliente.

Venha com a gente e descubra como o cliente oculto pode ser a chave para o sucesso da sua empresa!

 

O que é cliente oculto?

 

O cliente oculto é uma pessoa que se faz passar por um cliente comum para avaliar a qualidade do atendimento, produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Essa avaliação pode ser realizada de forma presencial ou online e é feita com o objetivo de identificar pontos de melhoria e garantir a satisfação dos clientes reais.

 

Tipos de cliente oculto

 

Existem dois tipos principais de clientes ocultos: os internos e os externos. Os clientes ocultos internos são funcionários da própria empresa que se fazem passar por clientes reais para avaliar a qualidade do atendimento. 

Já os clientes ocultos externos são contratados por empresas especializadas para avaliar o atendimento e fornecer feedback para a empresa. 

Essas análises podem ser feitas de 3 formas:

 

  • Presencialmente: é a abordagem clássica, na qual o cliente oculto vai até uma loja física com intenção de efetuar uma compra e avalia o atendimento dos vendedores, as condições do ponto de venda, entre outros aspectos que fazem sentido para a empresa.
  • Por telefone: o cliente oculto entra em contato com a empresa por telefone ou outros serviços de voz, observando a qualidade do atendimento oferecido, o tempo de espera, a postura do vendedor, entre outros. A ligação pode ser gravada.
  • Pela internet: o cliente oculto que entra em contato pela internet pode usar diversos canais digitais, como site ou redes sociais. Além dos atributos já mencionados, pode-se avaliar também a usabilidade das páginas. 

 

Por que usar um cliente oculto?

 

 

O uso de clientes ocultos é importante para garantir a satisfação dos clientes e identificar pontos de melhoria no atendimento da sua empresa. Essa estratégia mede de forma objetiva a qualidade do atendimento e identifica oportunidades para que a empresa possa se destacar em relação à concorrência.

Por meio dos clientes ocultos, é possível:

 

  • Analisar a qualidade do atendimento, observando se os vendedores se expressam bem, são empáticos e não são inconvenientes.
  • Avaliar se os vendedores estão bem preparados, dominando as informações sobre os produtos e serviços e tirando todas as dúvidas.
  • No caso das lojas físicas, avaliar se o ponto de venda está limpo e organizado para receber os consumidores.

 

Como utilizar clientes ocultos na minha empresa?

 

Para utilizar clientes ocultos na sua empresa, é importante seguir alguns passos para que a estratégia funcione bem, confira:

Defina claramente o objetivo da avaliação: Antes de tudo é importante definir claramente quais serão os objetivos da sua estratégia, além de estabelecer critérios para avaliar a qualidade do atendimento e definir as perguntas que serão feitas aos clientes ocultos. Escolha também o canal pelo qual o cliente entrará em contato: se é direto no ponto de venda, por ligação, pela internet. 

Escolha a melhor equipe para realizar a pesquisa: O segundo passo é  escolher a equipe certa para realizar as pesquisas de clientes ocultos, considerando habilidades, experiência e disponibilidade. Hoje, já existem no mercado empresas especializadas em clientes ocultos, com pessoas bem treinadas para se passarem por um consumidor comum. 

Avalie os resultados: Depois da interação, você receberá um relatório. Aproveite essas informações para implementar melhorias. Lembre-se que é de suma importância acompanhar continuamente o desempenho do atendimento e realizar avaliações periódicas para garantir a satisfação dos clientes e a melhoria contínua do atendimento.

 

Aprenda a melhorar a Experiência do Cliente da sua empresa com a cVortex

 

A experiência do cliente é a chave para o sucesso de qualquer empresa. É o momento em que um cliente interage com sua marca, desde a primeira impressão até a última, e é importante garantir que essa interação seja positiva e memorável.

Nós da cVortex entendemos bem isso, e por isso preparamos um super Guia Exclusivo para te ajudar a aprimorar a experiência de seus clientes e obter resultados significativos.

 

No material você aprenderá tudo sobre:

 

✔ O que é experiência do cliente?

✔ Por que é importante apostar na experiência do cliente?

✔ Quais os benefícios?

✔ Como criar uma excelente experiência ao seu cliente?

✔ Principais estratégias da experiência do cliente

✔ E muito mais.

 

Baixe agora o nosso Guia definitivo clicando aqui!

 

Até a próxima!

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...