6 pilares para oferecer um excelente atendimento ao cliente

Atualmente, os consumidores, quando não são bem atendidos na hora da compra, desistem do negócio. Como mostra o Relatório Global do SAC Multicanal da Microsoft, cerca de 62% das pessoas preferem não comprar um produto/serviço de uma marca depois de vivenciarem alguma experiência negativa.

Ou seja, se o atendimento da sua empresa não supera as expectativas do cliente, ou ele vai desistir da compra ou não vai voltar mais a fazer negócios com a empresa.

E, sim, estamos falando de expectativas e experiência. Desse modo, como esses dois sentimentos são bem pessoais, a única maneira de satisfazer seu cliente é estudar quem é ele, como ele gosta de ser atendido, qual canal ele usa e levar em consideração os feedbacks dele.

Assim, é possível desvendar e encontrar um ponto comum que liga o atendimento da sua empresa com a expectativa do seu cliente.

Para te ajudar nessa jornada, abaixo separamos 6 pilares para oferecer um excelente atendimento ao cliente. Confira!

1 – Conheça seu cliente e coloque-se no lugar dele

Um dos principais pilares de um excelente atendimento ao cliente é conhecer o cliente e sempre se colocar no lugar dele.

Para isso, é preciso ter empatia, calma, paciência e educação para entender e compreender o que ele está dizendo. E, assim, encontrar maneiras de ajudá-lo. 

Desse modo, é muito importante treinar sua equipe para ouvir o consumidor, não interrompê-lo e prestar atenção nos detalhes da conversa.

Além disso, mesmo que o cliente esteja errado, o recomendado é não brigar ou se exaltar. Pois, como a máxima do mercado já diz: o cliente tem sempre razão. 

2 – Crie vínculos com seu cliente

Tanto na hora da compra, como no pós-venda é preciso que os atendentes passem segurança e entendimento sobre o assunto. Pois, se o cliente está te procurando, é porque algo não ficou claro para ele.

Desse modo, é preciso que se crie uma relação de parceria e de retornos sobre o problema ou dúvida levantado pelo cliente. 

Pois, dessa maneira, mostra-se que todos estão empenhados em ajudar o consumidor e isso é um passo importante para um excelente atendimento ao cliente. 

3 –  Aposte em um atendimento dinâmico

É normal e necessário que as empresas desenvolvam scripts para os atendimentos. Até porque é necessário seguir regras e alguns passos já concretizados.

Mas isso não quer dizer que o atendente deve agir como um robô. É preciso ser dinâmico e realmente entender o que o cliente quer sem fazê-lo perder tempo.

Por exemplo, você tem uma fintech e pessoas mais velhas usam seus serviços. Esse perfil de cliente não costuma entender alguns termos mais tecnológicos. Por isso, seus atendentes devem ter o feeling de perceber isso, sair do script e ajudar o cliente a resolver seu problema de uma forma mais didática que a usual.

Ou seja, é preciso treinar sua equipe para que ela esteja preparada para diferentes situações cotidianas. 

4 – Fique atento ao SLA

O SLA é um Acordo de Nível de Serviço. Ou seja, por meio dele, é possível medir o funcionamento de vários aspectos dos atendimentos, como ligações, produtividade e entre outros. 

Além disso, o SLA, em poucas palavras, é o cumprimento de prazos já acordados. Desse modo, é fundamental que o atendimento da sua empresa seja transparente, ágil e cumpra com o SLA.

Por exemplo, um cliente está com problemas no pagamento de uma fatura. Assim, o atendente, para resolver o problema, precisa de 48 horas, pois envolve outro setor. Desse modo, em 48h ele deve entrar em contato com o cliente para dar um posicionamento, mesmo que o pedido necessite de um tempo maior para resolução. 

Isso porque ninguém gosta de ser enrolado. E, uma boa tática para isso é sempre pedir prazos maiores do que o planejado. Pois, imprevistos podem acontecer e assim, você não frustra o cliente. 

5 – Tente sempre superar as expectativas do consumidor

Como falamos acima, para superar as expectativas do cliente é preciso conhecê-lo e usar isso ao seu favor.

Fazendo isso, é possível aumentar a satisfação dele, manter um relacionamento e ainda ganhar uma indicação! 

Mas, vale lembrar que oferecer atendimento ágil, simples e educado não é diferencial e sim obrigação, okay!

6 – Conte com a ajuda de soluções de atendimento automatizado

Para cumprir os cinco pilares acima com maestria é preciso contar com a ajuda de uma solução inteligente de automatização de atendimento. Pois, esses tipos de ferramentas oferecem agilidade, simplicidade, melhoria da experiência do cliente e também na organização e gestão da equipe de atendimento.

Além disso, essas soluções guardam o histórico de conversas e disponibilizam insights importantes sobre o cliente e como tratá-lo.

Cvortex é um CRM CEC voltado para atendimento que vai te ajudar a melhorar (e muito) o seu atendimento ao cliente. Pois, com a gente sua empresa consegue cumprir os 6 pilares e ainda transforma o atendimento ao consumidor em um diferencial da sua empresa no mercado.

Clique aqui e marque uma demonstração gratuita da nossa solução.

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...