5 tendências do Mercado Financeiro em 2023

Conhecer, entender e adaptar as tendências do mercado financeiro para 2023 é uma forma de estar atento(a) ao que está acontecendo no mercado. Pensando nisso, para começar o ano com foco em inovação, abaixo separamos as principais tendências do mercado financeiro em 2023. Boa leitura!

1 – O poder das Fintechs

Não é de hoje que as fintechs estão chamando a atenção do cenário mundial para elas. Por causa da pandemia, os serviços de inovação e tecnologia que as fintech desenvolveram, são a solução para vários problemas mesmo em um mundo pós-pandêmico e isolamento social.

Ou seja, o poder das fintechs em 2023 tende a crescer, pois além da metodologia ágil que elas utilizam para implantar tecnologias e desenvolver produtos, elas são mais eficientes em validar hipóteses que, na maioria das vezes, fazem sucesso e são adotadas por outras instituições financeiras.

Desse modo, fique atento às fintechs e faça parcerias ou invista nessas empresas que só tendem a crescer.

2 – Open banking

O Open Banking surgiu aqui no Brasil em meados de 2019, criado pelo Banco Central, trata-se de um projeto que tem como foco o compartilhamento de informações financeiras, como contas bancárias, cartões de crédito, empréstimos e seguros. 

Isso quer dizer que os dados de um cliente deixam de “pertencer” à uma instituição financeira, podendo ser compartilhado com facilidade entre outras companhias.

O que faz dele uma tendência é essa liberdade do mercado financeiro que tem como objetivo melhorar a experiência dos clientes, compartilhando informações e criando estratégias para fidelizar seus consumidores. 

3 – Foco no customer experience

Customer experience – cx ou, em tradução, experiência do cliente é uma das tendências de 2022 que se fortifica em 2023. Pois, como mostra o mercado, empresas que tem como foco o cliente e sua jornada de compra conseguem construir um relacionamento fiel com seus consumidores. Ao ponto de que, eles escolhem a empresa pela experiência e não apenas pelo preço.

Ou seja, investir em cx é uma necessidade e não mais uma diferenciação. Até porque, se levarmos em consideração como eram os serviços financeiros há cerca de 5 anos e como eles são hoje, fica fácil perceber o quando a experiência do cliente é importante para esse mercado.

Além disso, com as fintechs e suas tecnologias de cx, a concorrência está muito mais acirrada. Por isso, essa tendência deve ser implantada e em constante evolução para acompanhar o mercado e os desejos dos clientes. 

4 – Personalização do atendimento ao cliente

Outra tendência chave para o mercado financeiro é a personalização do atendimento ao cliente. Além de ser uma das práticas de customer experience, a personalização traz confiança e fidelização.

Até porque, como as instituições financeiras cuidam do dinheiro das pessoas, é necessário ter empatia, respeito, educação e muita paciência nos atendimentos. E quanto mais personalizado ele for, mais vantajoso será para o cliente e consequentemente para sua empresa também.

Desse modo, automatizar o atendimento é uma solução, mas ela deve ser personalizada para oferecer, sempre, a melhor experiência para o consumidor. 

5 – Inteligência Artificial (IA) no mercado financeiro

Como falamos acima, a automatização de serviços, como o atendimento ao cliente também é uma tendência. Mas, não basta implantar um chatbot e deixar por isso mesmo. 

É preciso contar com a Inteligência Artificial para personalizar, humanizar, encantar e otimizar todo o atendimento ou jornada de compra dos clientes. Desse modo, investir nessas tecnologias é a chave para as estratégias de CX e diferenciação no mercado, principalmente no setor financeiro.

Pois, a IA pode influenciar e melhorar a experiência do cliente bancário, gerando a possibilidade de uma hiper personalização dos produtos e serviços a fim de aumentar as vendas e a retenção de consumidores.

Portanto, seguir as tendências do mercado é uma opção para as empresas que querem inovar e oferecer o melhor serviço para seus clientes. A cVortex, por exemplo, é uma solução de relacionamento com o cliente que impacta diretamente na experiência do usuário, aumentando a satisfação do cliente.

Clique aqui e saiba mais!

 

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...