Conhecer, entender e adaptar as tendências do mercado financeiro para 2023 é uma forma de estar atento(a) ao que está acontecendo no mercado. Pensando nisso, para começar o ano com foco em inovação, abaixo separamos as principais tendências do mercado financeiro em 2023. Boa leitura!
1 – O poder das Fintechs
Não é de hoje que as fintechs estão chamando a atenção do cenário mundial para elas. Por causa da pandemia, os serviços de inovação e tecnologia que as fintech desenvolveram, são a solução para vários problemas mesmo em um mundo pós-pandêmico e isolamento social.
Ou seja, o poder das fintechs em 2023 tende a crescer, pois além da metodologia ágil que elas utilizam para implantar tecnologias e desenvolver produtos, elas são mais eficientes em validar hipóteses que, na maioria das vezes, fazem sucesso e são adotadas por outras instituições financeiras.
Desse modo, fique atento às fintechs e faça parcerias ou invista nessas empresas que só tendem a crescer.
2 – Open banking
O Open Banking surgiu aqui no Brasil em meados de 2019, criado pelo Banco Central, trata-se de um projeto que tem como foco o compartilhamento de informações financeiras, como contas bancárias, cartões de crédito, empréstimos e seguros.
Isso quer dizer que os dados de um cliente deixam de “pertencer” à uma instituição financeira, podendo ser compartilhado com facilidade entre outras companhias.
O que faz dele uma tendência é essa liberdade do mercado financeiro que tem como objetivo melhorar a experiência dos clientes, compartilhando informações e criando estratégias para fidelizar seus consumidores.
3 – Foco no customer experience
Customer experience – cx ou, em tradução, experiência do cliente é uma das tendências de 2022 que se fortifica em 2023. Pois, como mostra o mercado, empresas que tem como foco o cliente e sua jornada de compra conseguem construir um relacionamento fiel com seus consumidores. Ao ponto de que, eles escolhem a empresa pela experiência e não apenas pelo preço.
Ou seja, investir em cx é uma necessidade e não mais uma diferenciação. Até porque, se levarmos em consideração como eram os serviços financeiros há cerca de 5 anos e como eles são hoje, fica fácil perceber o quando a experiência do cliente é importante para esse mercado.
Além disso, com as fintechs e suas tecnologias de cx, a concorrência está muito mais acirrada. Por isso, essa tendência deve ser implantada e em constante evolução para acompanhar o mercado e os desejos dos clientes.
4 – Personalização do atendimento ao cliente
Outra tendência chave para o mercado financeiro é a personalização do atendimento ao cliente. Além de ser uma das práticas de customer experience, a personalização traz confiança e fidelização.
Até porque, como as instituições financeiras cuidam do dinheiro das pessoas, é necessário ter empatia, respeito, educação e muita paciência nos atendimentos. E quanto mais personalizado ele for, mais vantajoso será para o cliente e consequentemente para sua empresa também.
Desse modo, automatizar o atendimento é uma solução, mas ela deve ser personalizada para oferecer, sempre, a melhor experiência para o consumidor.
5 – Inteligência Artificial (IA) no mercado financeiro
Como falamos acima, a automatização de serviços, como o atendimento ao cliente também é uma tendência. Mas, não basta implantar um chatbot e deixar por isso mesmo.
É preciso contar com a Inteligência Artificial para personalizar, humanizar, encantar e otimizar todo o atendimento ou jornada de compra dos clientes. Desse modo, investir nessas tecnologias é a chave para as estratégias de CX e diferenciação no mercado, principalmente no setor financeiro.
Pois, a IA pode influenciar e melhorar a experiência do cliente bancário, gerando a possibilidade de uma hiper personalização dos produtos e serviços a fim de aumentar as vendas e a retenção de consumidores.
Portanto, seguir as tendências do mercado é uma opção para as empresas que querem inovar e oferecer o melhor serviço para seus clientes. A cVortex, por exemplo, é uma solução de relacionamento com o cliente que impacta diretamente na experiência do usuário, aumentando a satisfação do cliente.