5 dicas para um bom pós-vendas

Reter um cliente é bem mais vantajoso e barato do que atrair novos. Por isso, ter um excelente serviço de pós-venda é essencial para a fidelização dos clientes, como também a criação de um relacionamento entre empresa e consumidor.

Lembrando que, o pós-venda é o processo de comunicação logo após a compra de um produto ou serviço. Seja para resolver um problema, tirar uma dúvida, fazer uma recompra ou ganhar um desconto na próxima compra, por exemplo.

Todas essas situações que citamos se enquadram na estratégia de pós-venda e, além disso, abaixo vamos te mostrar mais 5 dicas! Boa leitura! 

5 dicas para um pós-venda eficaz

Confira abaixo, as principais dicas para fazer um pós-venda de sucesso na sua empresa! 

1 – Saiba muito bem quem é seu cliente

Um dos primeiros passos para desenvolver uma estratégia de pós-vendas eficaz na sua empresa é ter o perfil completo do seu cliente. Isso quer dizer que é preciso coletar dados (com o consentimento dos consumidores de acordo com a LGPD) e, assim, ter insights para começar a planejar o pós-venda. 

Desse modo, é necessário construir a persona do seu negócio e esses dados devem orientar todas as ações, sempre com foco no cliente para garantir mais assertividade, engajamento e conversão.

Nesse sentido, é necessário traçar a jornada de compra, os desejos dos clientes e definir um planejamento de pós-venda que leva em consideração todos esses pontos.

2 – Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são formas das empresas saberem como os clientes se sentem após ou durante um atendimento. Seja na compra ou no pós compra de um serviço ou produto.

 Também  é uma forma de receber feedbacks, conhecer o cliente e adaptar seus serviços de acordo com o review da experiência dos consumidores.

A empresa consegue ter um norte sobre como é a experiência do cliente e consegue aprimorar processos para fidelizá-los. Criando um relacionamento fiel com eles que gera lucros, recompra e confiança.

Vale lembrar que as pesquisas de satisfação devem ser feitas após a compra e é importante que a empresa leve em consideração a opinião do cliente, mesmo que negativa. Só assim, é possível melhorar as entregas e conquistar e reter clientes. 

3 – Cuidado com a cadência

Para que a estratégia de pós-venda seja eficaz e assertiva é preciso que ela seja feita no timing correto. Isso quer dizer que, para entrar em contato com o cliente após a realização de uma venda, é preciso de estudos, dados e conhecimento sobre o cliente.

Pois, o objetivo dessa etapa é demonstrar para o consumidor o seu valor para a empresa e também garantir a retenção do mesmo, no intuito de construir laços. Desse modo, a empresa tem que saber por qual canal o cliente gosta de conversar e a temporalidade certa para falar com ele.

Ou seja, fazer pós-venda não é bombardear seu cliente com emails, mensagens e com informações que não sejam relevantes para ele naquele momento. É criar uma estratégia que faça sentido com a perenidade do produto/serviço, mandar um cupom de desconto em casos de ofertas, oferecer um clube de fidelidade e por aí vai.

4 – Ofereça benefícios exclusivos 

Todo consumidor gosta de promoções, ofertas e condições especiais, principalmente quando eles já conhecem a empresa e já adquiriram algum produto ou serviço. Desse modo, criar uma estratégia de oferecer benefícios exclusivos no pós-venda é uma forma de obter sucesso na retenção de clientes.

Por exemplo, a empresa pode:

  • Enviar um cupom de desconto no aniversário do cliente;
  • Enviar um desconto exclusivo para a próxima compra; 
  • Enviar uma oferta para o cliente presentear amigos e conquistar novos consumidores de forma menos onerosa;
  • Criar um clube de fidelidade apenas para clientes recorrentes;
  • Criar um clube de recorrência de produtos com um preço mais em conta.

Todas essas dicas devem ser analisadas de acordo com o perfil do cliente e ver qual faz mais sentido para o público da empresa. Pois, não adianta fazer todas elas, se o cliente não se identificar com nenhuma.

5 – Preze pelo bom e velho atendimento ao cliente

A qualidade do atendimento ao cliente deve ser a mesma, seja antes, durante ou após a compra. Isso porque, um excelente atendimento ao cliente encanta os consumidores e conquista sua confiança diante da concorrência. 

Ou seja, ter o cliente como foco em qualquer etapa ou canal de atendimento é a chave para as estratégias de sucesso da sua empresa. 

E, acredite, um cliente insatisfeito durante o pós-vendas, além de dar prejuízo, pode influenciar outras pessoas a desistirem de comprar da sua empresa. 

Ou seja, oferecer o bom e velho atendimento ao cliente é a melhor opção para fidelizar e reter seus consumidores. E sabe quem pode te ajudar nessa missão? cVortex!

Como a cVortex pode ajudar as empresas no pós-venda? 

A cVortex é uma solução de atendimento ao cliente que impacta diretamente na experiência do usuário, aumentando a satisfação do cliente. Ou seja, é a ferramenta ideal para estratégias de pós-venda.

Pois, com a nossa solução é possível atender vários clientes de diversos canais em uma única tela. É possível também coletar dados dos clientes durante os atendimentos para análises futuras e criar um histórico de cada um.

Além disso, com cVortex sua empresa pode disparar pesquisas de satisfação, mensagens com descontos e outras ações com o intuito de fidelizar e reter seus clientes.

Solicite uma demonstração da nossa solução para sua empresa e veja na prática como podemos revolucionar o pós-venda do seu negócio.

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...