4 tendências para o atendimento ao cliente em 2023

Com a transformação digital e a pandemia da COVID-19, que acelerou o processo de imersão no ambiente online, as empresas estão tendo que conhecer seus clientes a fundo para, assim, poder oferecer o melhor atendimento ao cliente, melhor experiência e a melhor fidelização.

Pois, como o mercado já indica, clientes que têm experiências ruins, não voltam para comprar novamente. Essa é uma das exigências desse novo consumidor, que gosta de um atendimento remoto ágil e eficiente, atendimento humanizado, personalizado e de acordo com as suas necessidades.

Pensando nisso, para te ajudar a começar 2023 de acordo com o que manda o mercado, separamos 4 tendências para o atendimento ao cliente no próximo ano. Boa leitura!

1 – Atendimento remoto

Sendo uma das principais tendências para o atendimento ao cliente em 2023, o atendimento remoto é uma exigência do presente e cabe a sua empresa unificar os processos de atendimento do seu negócio. Pois, com a descentralização dos meios, é necessário que o físico e o digital, figital, tenham a mesma qualidade e eficiência.

Pois, da mesma forma que o trabalho remoto chegou pra ficar, as pessoas preferem resolver várias pendências de forma remota. Por isso, o atendimento remoto é algo que faz a diferença.

Contudo, não estamos falando daquele atendimento robótico que no final te manda para a loja física. Mas sim, de um atendimento inteligente que consegue resolver problemas mais fáceis e também um atendimento remoto humano empático, que preza pela experiência do cliente e consegue resolver problemas e pendências de forma dinâmica. Isso quer dizer que, oferecendo um atendimento remoto de qualidade com as ferramentas e tecnologias certas, seus clientes saem satisfeitos e seus atendentes também.

2 – Atendimento humanizado

Na mesma linha do atendimento remoto, o atendimento humanizado é uma das tendências, pois nenhum consumidor quer explicar os motivos várias vezes ou passar as mesmas informações para cada atendente.

Além disso, como forma de fidelização, oferecer um atendimento humanizado é uma forma de respeito e de mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar do cliente e que está sempre disposta a melhorar seus processos para oferecer um atendimento cada vez melhor.

Desse modo, as soluções automatizadas, como chatbot, são capazes de oferecer um atendimento humanizado e personalizado. Pois, como a tecnologia avançou na cognição, entendimento e aperfeiçoamento da voz, os chatbots e URAs automatizadas são capazes de anteceder o contato humano com um diálogo muito próximo do natural.

Dessa forma, investir nesse tipo de tecnologia é uma forma de oferecer um atendimento remoto, humanizado e personalizado que são peças chaves para um excelente atendimento ao cliente. 

3 – Consolidação de chatbots

Protagonistas do atendimento em 2022, em 2023 os chatbots não são diferenciais, mas sim necessidade. Só que agora, eles não são apenas meros antecessores do atendimento, pois, com a evolução da Inteligência Artificial, Analytics e Machine Learning, esses robôs de atendimento conseguem aprender com os atendimentos e melhorarem cada dia mais sua linguística.

Desse modo, eles conseguem resolver mais que problemas habituais de processos e quando o atendimento deve ser repassado para o humano, todo o histórico de atendimento é transferido e o atendente humano consegue dar andamento com maior agilidade e facilidade.

Além disso, os chatbots são peças fundamentais na coleta de dados dos clientes, pois através deles é possível enviar pesquisas de satisfação, NPS, fazer uma jornada de pós-venda e suporte ao cliente quando necessário. 

4 – Utilização de solução de atendimento inteligente

Por último, e não menos importante, a utilização de uma solução inteligente para melhorar e otimizar o atendimento ao cliente é outra tendência que vem com tudo para 2023. Pois, com esse tipo de plataforma  é possível oferecer um atendimento omnichannel unificando todos os canais em apenas uma tela, deixando o atendimento remoto mais rápido, prático e eficiente.

Além disso, esse tipo de ferramenta oferece todo o histórico do cliente para que o atendente tenha acesso a todos os dados e assim, oferecer um atendimento humanizado e personalizado.

E, não para por aí, um CRM de atendimento, pode fazer integração com chatbots e URAs automáticas para fazer da experiência remota a melhor possível, a fim de ajudar e fidelizar o cliente.

cVortex é uma solução diferenciada de atendimento que tem todas essas funcionalidades. Com a nossa plataforma seu cliente fica no centro e toda experiência é focada nas suas preferências e gostos, como indica as tendências para o atendimento ao cliente.

Com a cVortex é possível ter:

  • Todo o histórico do seu cliente em um só lugar;
  • Experiência única em qualquer canal de atendimento;
  • Atendimento omnichannel;
  • Integrações facilitadas para garantir melhor experiência ao cliente;
  • Otimizar a produtividade do seu time com distribuição inteligente;
  • Desenvolver estratégias de pós-venda como o upsell de forma fácil e intuitiva.

Clique aqui e solicite uma demonstração da nossa solução para sua empresa crescer mais em 2023!

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...