3 técnicas adotadas por Fintechs para fidelizar clientes

Omnicanalidade, Comunicação Ágil e Atendimento Personalizado/Humanizado, essas são as 3 técnicas que fintechs de sucesso usam para fidelizar o seu cliente. Aprenda a implementá-las no seu negócio lendo o nosso blog

 

Você sabe o que fintechs como, Nubank, Banco Inter e a Stone têm em comum? Bom, além do grande sucesso no ramo financeiro, essas empresas possuem em comum a cultura de fidelização de clientes e conseguem tirar bastante proveito dessa estratégia para alcançarem resultados cada vez maiores. 

No blog de hoje iremos revelar para você as 3 estratégias utilizadas não só por essas empresas citadas acima, mas também por várias outras de sucesso mundial, para fidelizarem os seus clientes e com isso obterem sucesso. Boa leitura!

 

Customer Success

 

Bom, antes de irmos para o X da questão, precisamos dizer que todas as estratégias ou técnicas de fidelização clientes estão diretamente ligadas ao que chamamos de Customer Success, ou em tradução do inglês, Sucesso do Cliente.

 

Comumente confundido com Customer Experience (CX), o Customer Success é uma estratégia utilizada para reter clientes. Esse conceito tem como objetivo ajudar o seu cliente a alcançar o sucesso a partir do uso do produto ou serviço que a sua empresa comercializa.

 

A cultura de CS se fortaleceu devido às empresas do modelo SaaS (Software as a Service)  que oferecem serviços, através de um software, mediante o pagamento recorrente. Por exemplo, todo mês, você paga sua assinatura para poder assistir aos filmes e séries como preferir. Você não compra uma atração específica, e sim o direito de usufruir de um catálogo de atrações pelo tempo em que permanecer “alugando” este serviço.

 

Parece um ótimo negócio, não é? E sim, para o cliente é mesmo, pois, se ele não quiser mais utilizar o produto ou serviço em questão, basta pedir o cancelamento da assinatura.

Contudo, o perigo para as empresas está exatamente aí. Ao contrário de outras instituições que cobrem os seus e conseguem lucro no momento em que o consumidor realiza a compra, os negócios SaaS diluem esse valor ao longo do período em que o cliente estiver na casa. Isto quer dizer que leva tempo até que o cliente comece a gerar lucro, ou para que ele comece a se pagar.

Nesse sentido, o Customer Success foi criado com o objetivo de reter esse comprador tornando fiel a marcas ou, nas palavras do seu precursor – Lincoln Murphy -, para permitir que o cliente alcance os resultados desejados através das interações que tem com a sua empresa.

Como Fidelizar o cliente à minha empresa?

 

Bom, agora que você já entende o conceito de CS chegou hora de ajudarmos você a conseguir reter o seu cliente dentro da empresa e com isso atingir os resultados que deseja. Como mencionamos, a Nubank, Inter ou a Stone, são referências quando o assunto é customer success, pois elas entendem a sua importância para obter sucesso.

 

Suas estratégias são sempre focadas em constantes análises da jornada do consumidor, buscando manter os clientes por meio de Comunicações ágeis, Atendimento personalizado e humanizado e pela sua omnicanalidade. E são sobre essas 3 técnicas que vamos falar agora.

 

Omnicanalidade

 

Você provavelmente já conhece o conceito de omnichannel, não é mesmo? Seu objetivo é oferecer múltiplos canais integrados e assim, otimizar a experiência do cliente. 

 

Esse tipo de atendimento tem influência direta na experiência do cliente. De acordo com uma pesquisa da Business 2 Community, cerca de 59% dos clientes, após uma experiência negativa (onde entre os principais motivos estão a demora no retorno e a falta de opções de canais para atendimento), disseram que nunca mais farão negócios com aquela empresa. 

Ou seja, ter como foco melhorar a experiência do cliente é a chave para construir um público fiel e o atendimento omnichannel pode ajudar nessa missão, pois o objetivo dessa estratégia é oferecer facilidade e experiências positivas antes, durante e depois da compra. 

 

Uma plataforma omnichannel garante a sua empresa benefícios como:

 

  • Fortalecimento da marca;
  • Fidelização a partir de um atendimento de pós-venda bem feito;  
  • Personalização do atendimento;
  • Maior satisfação e retenção dos clientes;
  • Melhoria na experiência do cliente; 
  • Redução no Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
  • E muito mais.

 

Comunicação Ágil

 

Ao entrar em contato com a sua empresa, o cliente espera uma comunicação ágil capaz de ajudá-lo rapidamente, seja na resolução de um problema, na aquisição de um serviço ou numa tiragem de dúvida. 

Nesse sentido, a plataforma de atendimento omnichannel irá ajudar bastante, pois além dos vários benefícios já citados anteriormente, ela também permite que você integre canais em um só lugar e atenda o seu cliente de onde ele estiver entrando em contato, como: Whatsapp, Instagram, ligações, site ou app da empresa, e-mail, entre outros.

Isso faz com que o seu atendimento seja cada vez mais ágil, contribuindo para uma boa experiência e lógico, para a fidelização do cliente.

 

Atendimento Personalizado e Humanizado

 

Para a sua estratégia de fidelização de clientes funcionar, não adianta apenas ser omnichannel ou ter uma comunicação ágil, a sua empresa também deve fornecer ao cliente um atendimento personalizado e humanizado. 

 

Ao entrar em contato com sua a marca, o consumidor precisa ser tratado como especial e único, ele deve sentir que você realmente se preocupa com ele, e que irá ajudá-lo a resolver qualquer que seja o seu problema.

 

Nesse sentido, para conseguir realizar esse feito, a sua empresa precisa conhecer os 6 pilares para um ótimo atendimento ao cliente, o que irá garantir o sucesso da experiência e consequentemente, a tão sonhada fidelização à marca.

 

cVortex CRM ajuda você a fidelizar os clientes da sua Fintech 

 

Para colocar em prática essas 3 técnicas que mencionamos e fidelizar de vez a sua base de clientes, a sua fintech deve investir em uma plataforma inteligente de automatização de atendimento. Pois, elas oferecem agilidade, simplicidade, melhoria da experiência do cliente e também na organização e gestão da equipe de atendimento.

cVortex CRM  é uma plataforma voltada para fintechs que tem como objetivo tornar mais simples a relação entre o cliente e a empresa. Como a gente, você garante acesso a um histórico de interações para acompanhar toda jornada do cliente e com isso, personalizar e humanizar o atendimento.

Com a nossa solução fidelizar o seu cliente se torna bem menos complicado, afinal iremos facilitar todo o processo de atendimento, diagnosticar e resolver problemas, gerenciar informações de contas, serviços de consultoria, gestão de devoluções e muito mais. 

E aí que tal conhecer mais sobre o cVortex CRM?

Clique aqui e solicite uma demonstração da nossa solução.

 

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...