Como o gerenciamento e controle de SLA pode ajudar na satisfação do cliente?

Criar processos para fazer o gerenciamento e controle de SLA do seu atendimento é fundamental para manter o índice de satisfação do cliente.

Pois, o nível de exigência dos consumidores está cada dia mais alto e isso vale para todos os setores. Assim, é imprescindível oferecer um excelente atendimento e para fazer isso é preciso gerenciar e controlar o SLA – Acordo de Nível de Serviço.

Mas como fazer isso? Como aumentar o índice de satisfação da minha empresa? Abaixo vamos responder essas e mais outras perguntas sobre o assunto. Continue lendo e descubra.

 

O que é SLA de atendimento?

 

O SLA é um Acordo de Nível de Serviço. Por meio dele, é possível medir o funcionamento de vários aspectos dos atendimentos, como ligações, produtividade e entre outros. Nesse sentido, podemos afirmar que o SLA é um contrato que define todas as obrigações da empresa em relação ao serviço prestado ao consumidor.

Ou seja, o SLA é um documento que contém quais são as “regras” para um bom atendimento. Seja para os atendentes e também para os clientes. Nesse documento deve constar todas as etapas do serviço de atendimento da empresa, como prazos de respostas, a rapidez do contato e a eficiência do atendente, por exemplo.

Pois, em caso de dúvidas esse documento poderá ser consultado pelo cliente ou pela sua equipe. Além disso, é por meio do SLA que se cria metas para os atendentes. E, assim, aumenta a produtividade do time e a qualidade de atendimento prestado.

 

Por que gerenciar e fazer o controle de SLA de atendimento?

 

 

Primeiramente, o SLA permite que você conheça e analise os dados da sua empresa, a partir de métricas e indicadores. E ter essas informações em mãos é importante, pois é por meio delas que se nivela a qualidade na prestação de serviços.

Ou seja, a existência de um SLA bem definido em instituições financeiras, por exemplo, deve atender às reais necessidades da empresa e melhorar a eficácia dos atendimentos. Pois como esse setor lida com dinheiro, é essencial ser rápido e muito eficaz na resolução de problemas.

Além disso, é importante que os atendentes não só sigam à risca o SLA como também tenham como objetivo sempre ajudar os clientes, até mesmo os que não lidam muito bem com as tecnologias. Assim, é necessário que sua equipe use uma solução de atendimento ao cliente que seja omnichannel e que ofereça um histórico dos clientes para um atendimento personalizado.

Nesse sentido, para a empresa contratante, a vantagem do SLA faz com que as empresas prestadoras efetuem os serviços da forma como foi ajustado no documento. Até porque, se alguma das partes não cumprir o que foi acordado existem multas e penalidades.

Além disso, o SLA evita o excesso de trabalho não acordado pelo documento.

Assim, gerenciar o SLA é importante pois é possível:

  • Controlar as principais métricas de atendimento, como: tempo médio de resposta, número médio de contatos necessários para resolver um problema e outras;
  • Criar metas de atendimento, como índice de problemas solucionados em um determinado período;
  • Ajustar e melhorar os processos quando não atingir o SLA.

 

Quais são os principais componentes de um SLA?

 

O SLA deve incluir componentes em duas áreas: serviços e gerenciamento.

Logo, os elementos de serviço incluem:

  • Especificações de quais e como os serviços serão prestados;
  • Condições de disponibilidade do serviço;
  • Padrões de horários para cada tipo de serviço;
  • Responsabilidades de cada parte;
  • Procedimentos de escalonamento e compensações de custo/serviço.

 

Os elementos de gestão devem compreender:

  • Definições de padrões e métodos de medição;
  • Processos de frequência, relatórios e conteúdo;
  • Um processo de resolução de disputas;
  • Uma cláusula de indenização que protege o cliente de processos de terceiros por causa da violação do serviço.

 

Portanto, fazer a gestão de controle de SLA de atendimento serve para acompanhar tudo aquilo que foi acordado e descrito entre sua empresa e seu cliente. Assim, é possível garantir a eficiência nos processos de trabalho e a qualidade daquilo que será entregue ao consumidor, melhorando sua satisfação.

Para isso, você pode contar com soluções que ajudem em todo o processo de controle automático da rotina da sua equipe. Um exemplo é cVortex!

Nossa solução organiza as solicitações de atendimentos e direciona para os atendentes responsáveis, permitindo o controle de SLA e outros indicadores de qualidade do seu atendimento. Além disso, somos uma solução omnichannel, oferecemos um histórico completo de todos os atendimentos e ajudamos a construir uma excelente experiência do cliente.

Saiba mais sobre como cVortex pode solucionar os problemas de atendimento do seu negócio, é só clicar aqui.

Quer saber mais sobre a experiência do cliente? Continue navegando pelo nosso blog!

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...