Aprenda o que é SAC, para o que serve e quais benefícios ele traz para a sua empresa

SAC é a sigla usada para Serviço de Atendimento ao Consumidor. Como o próprio nome diz, se trata de um serviço fornecido pelas empresas com o objetivo de atender os seus clientes. Quando bem feito, ele se torna um grande aliado para o sucesso do seu negócio

Atender bem o cliente se tornou uma das principais armas para a uma empresa se destacar frente aos concorrentes. Afinal, cada vez mais pessoas priorizam o bom atendimento, seja na hora de fechar uma compra, ou depois, no momento de se fidelizar à marca. 

 

Um dado divulgado pelo portal Mercado & Consumo, mostra que um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% das pessoas que participaram da pesquisa. A pesquisa mostrou ainda que o “atendimento” ficou atrás somente do quesito “qualidade”, essencial para 98% dos que responderam. Ou seja, se a sua empresa consegue unir qualidade a um bom atendimento, as suas chances de obter sucesso são gigantescas.

 

Mas afinal, o que o SAC tem a ver com isso? Bom, a resposta é TUDO. No artigo de hoje iremos te contar o que é o SAC, para o que ele serve e quais os benefícios ele traz para a sua empresa. Bora lá?

O que é SAC?

Como dissemos lá no início do texto, SAC é a sigla usada para Serviço de Atendimento ao Consumidor. Ele se trata de um serviço fornecido pelas empresas para atender os seus clientes e pode ser feito por meio de ligações de telefone, e-mail, mensagens em redes sociais, atendimento pessoal ou chatbot, dependendo da disponibilidade de tecnologias do negócio.

Por muito tempo o SAC foi resumido aos serviços de telefonia, aqueles famosos call centers, lembra? Mas hoje, graças ao “boom tecnológico”, existem diversas formas de se relacionar com o público e uma empresa que pretende se destacar pelo seu bom atendimento, deve, sim, estar presente no maior número de canais possível para conseguir atender o seu cliente de forma eficaz.

Para o que serve o SAC?

O SAC serve principalmente para que o cliente consiga estabelecer contato direto com determinada empresa. Por exemplo, imagine que o João contratou o serviço de internet de uma companhia telefônica, mas o seu sinal está caindo constantemente. João então decide entrar em contato com essa empresa para solucionar o problema. É nesse momento que o SAC entra em ação. Se for um serviço de atendimento bem estruturado, João será bem atendido e ficará satisfeito. 

Contudo, o SAC também pode ser utilizado para que o consumidor tire dúvidas, dê sugestões de melhorias para o produto ou serviço, faça elogios, críticas, entre vários outros. Essas informações colhidas pela a equipe de atendimento, podem ser utilizadas para otimizar os serviços ou produtos do seu negócio. 

A equipe de marketing, por exemplo, é a que mais se aproveita desse tipo de informação, uma vez que baseados no que os clientes estão pedindo, conseguem desenvolver estratégias para atingi-los de maneira mais assertiva. Mas calma, pois falaremos mais sobre isso a seguir.

 

Quais benefícios o SAC traz para a sua empresa?

Bom, já deixamos claro que um atendimento bem feito consegue não somente atrair mais clientes, como também fidelizar os que já consomem os seus produtos ou serviços, correto? Mas, na prática, quais outros benefícios o SAC pode trazer para a sua empresa? Elencamos alguns para mostrar a vocês:

Humanização da sua marca

Como o SAC se baseia na comunicação direta com o seu cliente, se bem feito, ele irá te aproximar do seu consumidor ao ponto do mesmo se sentir parte de uma comunidade e não de um negócio. Esse relacionamento gera o que chamamos de marketing orgânico, onde os seus consumidores tendem a indicar seus serviços e produtos a pessoas próximas.

Construção de credibilidade

Sabemos que para uma empresa ter credibilidade no mercado, ela deve passar por um monte de avaliações positivas dos seus clientes. Um SAC otimizado tem um papel fundamental para essa construção, uma vez que ao serem bem atendidos, avaliações negativas em sites como o reclame aqui, por exemplo, serão raras, o que fará com que cada vez mais pessoas confiem na sua empresa.

 

Otimização do departamento de marketing

Como já dissemos aqui, a equipe de marketing é sem dúvidas o setor que mais tira proveito de um SAC bem implementado, uma vez que o ao receberem feedbacks dos clientes, eles podem identificar padrões de comportamento, entender a fundo as suas dores, necessidades, desejos, motivações e com isso definir melhores estratégias para atingir o público ideal da sua empresa. Isso certamente irá aumentar e muito as suas vendas.

Criação de diferencial competitivo

Por último, mas não menos importante, temos o famoso diferencial competitivo. Mas antes dele, uma pergunta: você sabe porque marcas como a Apple, Nubank, McDonald´s ou Starbucks tem em comum? A resposta é simples: todas elas possuem o diferencial competitivo de entregar uma grande experiência à pessoa que utiliza os seus serviços ou produtos. 

A verdade é que mesmo havendo diversos concorrentes em seus ramos de atuação, com muitas opções até bem mais baratas que as que elas oferecem, essas marcas ainda se sobressaem e lideram seus mercados. Isso ocorre porque ao consumir os produtos dessas empresas, as pessoas se sentem parte de uma comunidade, elas se sentem ouvidas e acolhidas e se sentem parte de algo maior. Entendeu onde queremos chegar? Se a sua empresa consegue atender os clientes de tal forma que eles consigam se sentir parte de algo maior, então certamente o seu negócio terá algo em comum com o Nubank, Apple, MC e Starbucks.

SAC e Ouvidoria são a mesma coisa?

É comum as pessoas confundirem o Serviço de Ouvidoria com o de SAC, mas os dois são bem diferentes. Como vocês sabem, SAC é o serviço de atendimento ao cliente, onde o consumidor irá entrar em contato com a empresa para resolver algum problema, fazer elogios, dar sugestões, etc.

Já o serviço de ouvidoria é acionada quando o consumidor não consegue resolver o seu problema através do SAC. Ela serve para dar voz a opinião dos consumidores dentro da empresa. Trata-se do último passo que esse consumidor vai dar antes de decidir entrar com um processo judicial contra a companhia.

Resumindo, a ouvidoria é uma instância superior ao SAC, ela funciona como um instrumento de mediação para que o cliente resolva o problema negligenciado ou não resolvido pelo serviço de atendimento sem precisar entrar com uma ação.

Bom, fazendo um apanhado de tudo que conversamos neste blog, concluímos que o SAC é um serviço de atendimento ao cliente que serve para manter o contato direto do consumidor com a empresa. Se bem implementado, ele traz inúmeros benefícios para um negócio, como credibilidade, humanização da marca, otimização do marketing e claro, um diferencial competitivo.

 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então conheça agora o cVortex, o CRM CEC voltado para atendimento ao cliente que vai te ajudar a colocar em prática tudo o que aprendeu nesse artigo sobre SAC.

 

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...