Ações de fim de ano: a sua empresa já se preparou para as oportunidades que esse período oferece?

O fim de  ano com Natal, Ano Novo e as comemorações do período é uma das datas mais aguardadas pelo mercado. Pois, além de ser uma época em que os consumidores estão naturalmente mais dispostos a comprar, eles também presenteiam familiares e amigos, o que consequentemente aquece o mercado.

Ou seja, aumentar as vendas no final do ano é um processo natural, mas para os resultados serem relevantes é necessário implantar algumas ações na sua empresa para atrair novos clientes e fidelizar os consumidores mais velhos.

Pensando nisso, abaixo separamos 5 dicas de ouro para você preparar sua empresa para as vendas de fim de ano. Confira!  

1 – Invista na experiência do cliente

Para deixar um cliente satisfeito é preciso ter: preço, estoque, qualidade e um excelente atendimento. Como os 3 primeiros você já tem, para aumentar as vendas no final de ano, aposte na experiência do cliente.

Para isso, mapeie toda a jornada de compra e pós-compra da sua empresa e encontre pontos de melhorias que vão de encontro com os desejos e feedbacks dos seus clientes.

Dessa forma, as chances de você fidelizá-los e encantá-los são grandes e para isso é preciso contar com todas as equipes, de vendas ao atendimento, para que o cliente sinta que sua empresa se preocupa com ele e quer sempre oferecer o melhor.

2 – Treine sua equipe

Para melhorar a experiência do cliente é necessário treinar sua equipe. Desse modo, com os dados levantados no mapeamento das jornadas, tire insights para oferecer treinamentos de customer experience para seus colaboradores e assim, eles estarão aptos para atender os clientes de forma ágil, personalizada e humanizada.

Vale lembrar que esse tipo de treinamento deve ser tanto para as equipes das lojas físicas, quanto para a central de atendimento online da sua empresa. Pois, para manter os padrões e o cliente como foco da estratégia de vendas é necessário que o mesmo atendimento seja realizado por todos os canais de contato. 

Dessa forma, faça o treinamento da equipe levando em consideração a maneira com que seus clientes gostam de ser atendidos e tenha mais sucesso nas vendas de fim de ano. 

3 – Crie campanhas de conexão com seus clientes 

Uma das principais formas para criar conexão com seus clientes, é fazê-los enxergar como o seu produto ou serviço é essencial para ele ou para presentear alguém nas comemorações de final de ano.

Desse modo, para que seus produtos e serviços sejam vistos é necessário investir em campanhas online e físicas. Como, por exemplo, fazer uma decoração da loja a fim de ambientalizar o cliente sobre as festas de fim de ano de tal modo que dê destaque aos seus produtos. 

Já no digital, aposte em campanhas de anúncios nas redes sociais e no Google com alcance para a sua região e invista nas vendas por e-commerce, também. Só fique atento às questões de estoque e entrega, pois você pode perder a confiança do cliente com um produto que demora pra chegar ou que não tem mais estoque para a cidade dele.

Dessa forma, conte com a ajuda da sua equipe de marketing para pensar na melhor estratégia de divulgação e com a ajuda da equipe de atendimento, para dar suporte ao cliente nas compras e pós-compras físicas e online.

Além disso, use e abuse do alcance orgânico das redes sociais e faça vídeos, reels e vários stories elencando as qualidades do seu produto. Outra dica é apostar no boca a boca, que esse nunca falha!

4 – Ofereça brindes e descontos no pós-venda

De acordo com Philip Kotler, conquistar um cliente novo pode custar entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Ou seja, investir em uma jornada pós-venda é mais rentável do que conquistar novos clientes.

Então, para começar 2023 com uma clientela maior, crie uma estratégia de pós-venda e fidelize seus clientes. Uma maneira de fazer isso é enviando brindes juntos com as compras de Natal e após a entrega da compra, enviar via email ou mensagem um cupom de desconto na próxima compra.

Outro exemplo é sempre oferecer um desconto no dia do aniversário e enviar emails marketing exclusivos em datas comemorativas. Contudo, para que esse tipo de estratégia dê certo, é necessário conhecer o cliente e saber algumas informações chaves, como: estado civil, tem filhos, mora sozinho e outros.

E, como fazer isso? Através do atendimento personalizado e pesquisas.

5 – Conte com uma solução de atendimento para não deixar seu cliente sem resposta

Um dos motivos que fazem os clientes desistirem de uma compra ou não comprar novamente de uma empresa é a falta de suporte ao cliente e demora nas respostas. Ou seja, é necessário contar com a tecnologia para ajudar seus atendentes a escalarem o atendimento e terem tempo e disposição para oferecer o melhor atendimento.

Desse modo, quando falamos de atendimento ágil, não quer dizer que o atendimento deve durar o menor tempo possível. Mas, sim que o atendimento ao cliente deve ser feito no menor tempo de espera possível e que o atendente consiga resolver o problema do consumidor.

Assim, em épocas de grandes volumes de vendas, como no final do ano, para não deixar nenhum cliente sem resposta ou esperando, o recomendado é investir em uma solução de atendimento que consiga oferecer:

  • Atendimento omnichannel;
  • Opções de vários canais em uma única tela para otimizar o trabalho do atendente;
  • Histórico do cliente;
  • Integração com outras ferramentas de atendimento como telefone e WhatsApp, por exemplo.
  • Análise de dados e da performance do atendente.

Ou seja, com uma solução que oferece esses benefícios fica mais fácil atender os clientes, fechar vendas, fazer o pós-venda e conquistar consumidores fiéis.

cVortex é uma solução inteligente de atendimento que atua nessa área de otimização e transformação da jornada e experiência do cliente. Clique aqui e saiba mais sobre a nossa solução!

Tags:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Do consumidor 1.0 ao consumidor 5.0: confira quais são suas expectativas em relação ao atendimento oferecido pelas em...
Neste blog, exploraremos como a cVortex simplifica o atendimento omnichannel e oferece uma experiência excepcional ao...
Este blog mergulhará no aspecto psicológico do atendimento ao cliente, discutindo como compreender as demandas dos cl...
Neste blog, exploraremos algumas das principais tendências previstas para 2024 e como as empresas podem se preparar p...